Montessori Method in Teaching 2nd Language to Adults Project

“Montessori Method in Teaching 2nd Language to Adults” é um projeto financiado pelo Programa Erasmus +. Este projeto é desenvolvido no âmbito da Ação-Chave 2 – “Cooperação para a Inovação e Intercâmbio de Boas Práticas” e é coordenado pela Professora Ana Cunha.

O projeto consiste no ensino de uma segunda língua a adultos utilizando o método Montessori que enfatiza a aprendizagem ativa através dos cinco sentidos, não apenas através da escuta passiva, visualização ou leitura.

Nos últimos anos, o desenvolvimento social e económico sustentável, juntamente com o diálogo intercultural, têm sido procurados através de esforços para garantir o acesso universal a um ensino de alta qualidade. Paralelamente, os países e grupos económicos como a União Europeia têm apelado a uma transformação fundamental do ensino para o desenvolvimento de novas competências entre os seus cidadãos com vista a manterem-se competitivos. A inovação educativa é uma alta prioridade, contribuindo para os principais objetivos da educação de adultos, qualificação e modernização da formação na estratégia Europa 2020 e na agenda europeia para a educação de adultos.

O Método Montessori é um método educativo bastante antigo, mas muito eficaz, que foi implementado especialmente para o ensino de crianças. O método baseia-se nas necessidades individuais de cada aluno e, como tal, pode satisfazer as necessidades dos alunos em diferentes campos educativos e setores de formação e ter em consideração a atitude pessoal, o tempo de aprendizagem e os bloqueios psicológicos.

Este projeto visa também introduzir o Método Montessori no domínio da aprendizagem de línguas para adultos e promover a aquisição de competências e aptidões essenciais em todo o sistema de ensino e formação.

Os parceiros trabalharão das seguintes formas:

  • Desenvolvimento de um manual para a transferência do Método Montessori na aprendizagem de línguas para adultos – será dirigido principalmente a professores de línguas e descreverá analiticamente a forma de implementar os princípios do Método Montessori para adultos com mais de 20 anos.
  • Organização de workshops de formação para professores de línguas sobre o Método Montessori.
  • Desenvolvimento de formação online para professores de línguas em países parceiros e, depois, em toda a Europa sobre a metodologia.

O impacto esperado na atratividade e na eficiência do curso de formação desenvolvido com a metodologia estudada na fase de investigação será medido e documentado através da análise dos resultados obtidos nas provas pré e pós-curso preenchidas pelos participantes, formadores e observadores, para avaliar a eficácia do método ativo/participativo. Todos os resultados serão organizados em tabelas e serão realizadas todas as elaborações quantitativas possíveis.

Saiba mais sobre os resultados do Projeto:

Manual guidebook

Financiamento
Programa Erasmus + (União Europeia)

Referência do Projeto:
2019-1-TR01-KA204-074258

Período:
01/10/2019 a 30/09/2021

Duração:
24 meses

Parceiros:
O projeto reúne 6 entidades de 6 países diferentes:

  • Osmaniye Il Milli Egitim Mudurlugu- Turquia
  • Fundacja Instytut Badan I Innovawacji W Edukacji (FIB)- Polónia
  • Europe For All (EFA)- Itália
  • Centrul Judetean De Resurse Si Asistenta Educationala Arad (CJRAE ARAD)- Roménia
  • Vienna Association Of Education Volunteers (VAEV)- Áustria
  • Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT)- Portugal

Redes sociais

Instagram: https://www.instagram.com/MMTLAteaching/
Twitter: https://twitter.com/MMTLAteaching
Facebook: https://www.facebook.com/MMTLAteaching